Bom Dia! Quarta-feira, 24 de abril de 2024

CBMEPI participou de audiência na Câmara Municipal de Teresina
30/10/2014 10:54

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, representado por seus oficiais Tenente Coronel Costa  e Tenente BM José Erisman, participou na manhã de quarta-feira (29/10) de audiência pública realizada na na Câmara Municipal onde foram discutidas as propostas para solucionar os problemas relacionadas as queimadas em Teresina, principalmente as que ocorrem nos parques ambientais ou nas proximidades.

Para o Tenente Coronel Costa – Comandante Operacional do Corpo de Bombeiros, o clima seco permite que fogo se propague com maior rapidez e na zona urbana, o aumento das queimadas se dá em virtude do hábito que muitas pessoas têm de colocar lixo em terrenos baldios e depois atear fogo. A população precisa também ter participação ativa nas ações contra fogo no mato e em terrenos baldios.

A audiência foi proposta pela vereadora Teresa Britto (PV) com objetivo de chamar as autoridades municipais e estaduais para a realização de uma ampla campanha de conservação ambiental com a participação maciça da população.

Na audiência foram citadas as queimadas registradas na floresta fóssil, em Teresina, e no parque das nascentes, no Sul do Piauí.

Tenente BM Erisman ressalta que só em Teresina até o mês de setembro desse ano, foram registrados 210 casos de fogo no mato e 147 incêndios em terrenos baldios. No Piauí o número chega a 1.008, sendo 455 casos de fogo no mato e 553 em terrenos baldios.

"Devido ao aumento da temperatura as queimadas também se tornam mais recorrentes, e a população tem participação ativa nisso. A partir do momento que a população ajudar, as queimadas irão diminuir", afirma o Tenente.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Cleto Baratta, afirmou que a prefeitura tem trabalhado na conscientização sobre as queimadas através de cartilhas, mas que pode se comprometer mais com a prevenção.

Fonte: www.cidadeverde.com (Emanuela Pinto)

Fotos: Wilson Filho.