80 Anos
Protegendo o Piauí
Boa Tarde! Terça-feira, 23 de abril de 2024   

6504233
acessos desde Nov/2013
 

Notícia

Bombeiros: 100 por cento dos incêndios no Piauí são causados pelo homem.
13/10/2016 20:54

Queimadas no Piauí.

O Piauí, praticamente, foi consumido pelo fogo durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, neste 12 de outubro. Foram registrados incêndios de grandes proporções, por exemplo, em Santana do Piauí, União e Teresina. Diante da situação, o comando do Corpo de Bombeiros no Estado convocou uma reunião de urgência para eleborar um plano de combate de incêndios com mais rigor. 

Pelo menos há três dias, a Capital está coberta pela fumaça. No Piauí há registros de que moradores perderam residências e animais. De janeiro a outubro, deste ano, ocorreram 60. 489 focos de incêndio, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O major José Veloso enfatiza que 100% dos incêndios no Estado são causados pelo homem. 

"Temos essa situação atípica de uma seca que já vem há cinco anos e isso tem criado uma massa combustível na vegetação muito grande e que tem provocado essa capacidade de propagação maior. A gente sempre reforça que esses incêndios são todos provocados pelo homem, ou seja, 100% da ação humana, infelizmente. Estamos sendo inimigos de nós mesmos. Isso tem provocado uma sobrecarga na estrutura de resposta do Corpo de Bombeiros", disse Veloso.

O major José Veloso frisa que, recentemente, o Governo do Estado adquiriu viaturas novas e estão adquirindo kits especiais de combate a vegetação.

"Os militares estão em formação. O Governo já autorizou a convocação dos demais aprovados. Nossa maior preocupação hoje é o combate efetivo", disse o coronel Carlos Frederico, comandante geral da corporação no Piauí. 

A umidade relativa do ar chegou a 12% e nesta quinta-feira (13) não deve passar dos 15%, o que significa dizer que o estado é de alerta. Neste período são comuns problemas como complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

O major José Veloso ressalta ainda que os agricultores devem redobrar os cuidados durante as queimadas que devem ser realizadas de forma racional.

 Fonte: Cidadeverde.com




Mais Notícias...
Corpo de Bombeiros Militar
Av. Miguel Rosa, 3515, Piçarra - Cep 64.014-130
 Criação, Desenvolvimento e Hospedagem