Bom Dia! Terça-feira, 23 de abril de 2024

Governo faz balanço de Operação Integrada de Combate às Queimadas.
22/10/2016 21:18

Operação Integrada.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) fez um balanço, nessa sexta-feira (21), das ações da Operação Integrada de Combate às Queimadas. A força tarefa iniciou no último sábado (15) após o aumento considerável nas ocorrências de fogo em vegetação.

Ao todo 131 integrantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Secretaria Estadual de Defesa Civil, Defesa Civil de Teresina e SSP participaram da Operação. Nos últimos seis dias, 65 ocorrências foram atendidas pelas equipes que integraram a frente.

Na manhã desta sexta (21), o secretário de Segurança Pública reuniu a instituições parcerias e apresentou dados da operação durante entrevista coletiva. “Queremos agradecer a todos que colaboraram com essa frente. A integração de todas as instituições foi fundamental para que obtivessémos um resultado positivo”, afirmou o secretário de segurança pública, Fábio Abreu.

Para realizar o trabalho, o Governo do Piauí contou com seis carros pipa cedidos pelo Exército, além de cinco aeronaves. “O combate aéreo foi fundamental para o sucesso dessa operação. Nosso trabalho foi planejado com base nos sobrevôos que identificavam os pontos mais críticos. E ainda utilizamos o combate direto aos incêndios através de equipamentos instalados em duas aeronaves”, comentou o comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, coronel Carlos Frederico. Mais de 295 mil litros de água foram despejados nas áreas de queimadas pelas aeronaves que realizaram mais 51 horas de vôo nos últimos seis dias.

O diretor estadual de Defesa Civil, Vitorino Tavares, lembrou que o trabalho de alerta continua. “Vencemos essa etapa mais crítica e mostramos que somos capazes de enfrentar as adversidades. Mas estaremos em prontidão caso haja necessidade”, disse.

Fonte: Ccom